Na tarde desta quinta-feira, 10, uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a Polícia Militar de Goiás (PMGO), e outras forças de segurança desarticulou uma quadrilha especializada em roubos a instituições financeiras, conhecida por realizar assaltos em estilo “Novo Cangaço” e “domínio de cidades.” A ação ocorreu na zona rural de Nova Olinda, frustrando os planos do grupo criminoso e apreendendo um vasto arsenal de armas e explosivos.
Durante a operação, equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMTO localizaram um dos integrantes da quadrilha em uma estrada vicinal. Ao ser abordado, o suspeito, um homem de 49 anos, reagiu com disparos de fuzil contra os policiais, que prontamente revidaram, neutralizando a ameaça. Apesar dos esforços para prestar atendimento médico, o homem não resistiu e teve o óbito constatado no local. A Polícia Técnico-Científica foi acionada para os procedimentos legais, e os materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes.
Material Apreendido
A operação resultou na apreensão de um significativo arsenal, incluindo:
- 01 fuzil Taurus T4 calibre 5,56 mm com numeração raspada
- 54 munições calibre .223 e 31 munições calibre 5,56 mm
- 04 emulsões encartuchadas, 02 cordéis detonantes e 02 estopins hidráulicos com espoletas amolgadas
- R$ 379,00 em dinheiro, R$ 906.000,00 em cheques e 05 cartões bancários
- 01 Toyota Hilux
Os materiais indicavam que a quadrilha estava em fase de preparação para um grande assalto na região.
Investigação e Desfecho
As forças de segurança frustraram os planos da quadrilha após um trabalho integrado de inteligência, envolvendo a PMTO, PMGO, Polícia Civil do Pará (PCPA), e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). O grupo estava se organizando para realizar um ataque a instituições financeiras, e o suspeito neutralizado era apontado como o responsável por coordenar os armamentos e explosivos que seriam utilizados nos crimes.
O criminoso estava escondido em Nova Olinda, onde levava uma vida de luxo usando documentos falsos. Durante a abordagem, realizada por volta das 16h, ele foi encontrado em um veículo que correspondia às descrições obtidas pela investigação. Ao resistir à prisão, efetuando disparos de fuzil, os policiais precisaram revidar para conter a injusta agressão.
>>>VEJA TAMBÉM<<<
Polícia Militar do Tentativa de Homicídio é Registrada em Colméia-TO; Autor Preso
Colaboração e Efetividade
A operação foi resultado da cooperação entre diferentes forças de segurança, com participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMTO, apoio da Polícia Militar de Goiás (PMGO), além do trabalho conjunto com a Polícia Civil do Pará e a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Com a desarticulação desse grupo criminoso, um dos principais responsáveis pelos recentes ataques a bancos na região foi neutralizado, evitando que novos crimes fossem cometidos e reforçando a segurança para os cidadãos locais.